domingo, 8 de novembro de 2009

Pedal VR x Sertão do Hortelã (Guaraná Quente), saindo em Bananal- SP 103 kms

Eu e meu amigo Pedro saímos de Volta Redonda um pouco tarde para pedalar, por volta das 10 hs da manhã. Pegamos asfalto passando por Getulândia e alcançamos a entrada da es
trada de terra para o Sertão do Hortelã que fica em Rio Claro. A subida é simplesmente interminável e com um grau de inclinação que é capaz de jogar um ciclista para trás virando cambalhotas. Para piorar o Sol ainda fazia a temperatura passar dos 40 graus. Só nos restou a apção do empurra-bike e arriscar algumas pedaladas até onde nosso limite permitia. Por sorte, a região possui muitas bicas de água potável, o que ajudava a atenuar o "perrengue".

Chegamos famintos para almoçar no Bar do Guaraná Quente por volta das 3 da tarde. Esse bar é ponto de encontro de todos os trilheiros da região e tem uma história curiosa para explicar seu nome: alguns anos atrás a energia elétrica não chegava nessa região e só restava ao dono do bar vender as bebidas quentes. O guaraná ficava exposto nas prateleiras e esquentando naquele Sol de rachar. Hoje felizmente a região já possui energia elétrica e é possível saborear um delicioso guaraná bem geladinho!

Depois do almoço, resolvemos pegar o caminho mais radical para descer a serra, o famoso Zigue- Zague. O nome já explica o caminho, que vai cruzando os vales com o belo visual cravado de
morros e montanhas como pano de fundo. Esse lugar daria uma excelente prova de DownHill. Por falar em DownHill, eu e Pedro presenciamos uma cena muito inusitada: várias vacas e bois insanos descendo um morro em alta velocidade! Teve um boi que deu o maior pulo pra atravessar o rio! Eu nunca imaginei ver uma coisa dessas, os bichanos estavam radicais!

Quando finalmente chegamos em Bananal, começou a chover forte. A volta pra casa foi de noite e debaixo de muita água, que serviu para lavar a bike e a alma!

12 comentários:

Hernâni disse...

Parabens por mais uma reportagem com fotos e paisagens espectaculares!
Essa descida do Zigue-Zague tem um paisagem magnífica.
A foto DSC06698p.JPG está um espectáculo! Boa para concorreres no forum btt

Abraço

Rogério disse...

Que show em, finalmente conheceu o Guraraná quente em Michel.!
Vcs são de coragem mesmo, sair as 10 da manhã pra subir aquela potência de montanha, mas a recompensa da descida é valiosa.
Voltaremos mais x pra descer por outro caminho, até.

OFF ROAD BIKERS disse...

este é o passeio!!! a descida é alucinante porem muito divertida chega doer os pulsos
abraço

Jorge Nogueira disse...

Já virou rotina, toda segunda feira, à noite, visito o blog para dar uma conferida, como sempre o passeio foi ótimo, mas dessa vez o que me chamou a atenção foram as fotos, gostei muito , em especial da antepenúltima e da última nas quais aparecem um "mar de morros " mais ao fundo e abaixo. Parabéns ao fotógrafo. e também para quem teve o "insight " . Tchau abç.

Carlos Bernardo disse...

Fiquei maravilado com as paisagens que a vossa descida apresentou.A vossa reportagem tá muito boa.
Afinal vocês são dos meus, pedalar mas também fazer uma boa almoçarada, o vosso percurso também foi molhado como o meu da passada sextafeira.
Um abraço e boas pedaladas.
Carlos.

Anônimo disse...

OI MICHEL AS FOTOS FICARAM MUITO BOAS, GOSTO MUITO DESTA SERRA O VISUAL E D+, SUBIRAM POR POUSO SECO E DESCEU PELO ZIGUE-ZAGUE NÃO É? AI TA VIRANDO ROTINA É? PEDALAR CONTIGO É PEGAR CHUVA NA CERTA HÁ HÁ HÁ BEIJUSS.

OFF ROAD BIKERS disse...

fala ai michel se forem voltar la para descer a 57 me fala pois se der eu vou tambem.
valew!!!

pedro disse...

Sair pra ir no Guarana Quente, 10 hrs da manha, ja com sol quente...so maluco msm...ou seja Eu e Michel...ehhehehe...
Mais ir no Guarana Quente sempre tem um sabor especial!!! Um pedal show como sempre!! E ainda tive o prazer de levar o Michel pra conhecer toda essa maravilha do guarana!! Valeuuuu Michel...
e no proximo pedal, deixe a chuva em casa!! xD

Thaís disse...

De tanto ler seu blog estou quase me sentindo uma ciclista!kkkkkkk As fotos ficaram perfeitas! Nem precisa muita experiência por parte do fotógrafo, porque a natureza já faz sua parte!!rs Agora... Acho que devo dizer que você não sabe o que vem a ser uma "birosca". O Guaraná Quente é um LUXO!!rsrsrsrs Bjão

Thaís disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
josi disse...

Adorei a foto do mar de montanha...As fotos estão muito bonitas!
Parabéns!
Bjs

dri disse...

Faz pouco que cheguei no seu blog e estou fascinada com as suas aventuras e os lindos lugares que vc e seus amigos visitam. Aos poucos vou lendo tudo, o seu blog é muito inspirador! Agradeço a disposição de vc compartilhar tudo isso.