domingo, 8 de novembro de 2009

Pedal VR x Sertão do Hortelã (Guaraná Quente), saindo em Bananal- SP 103 kms

Eu e meu amigo Pedro saímos de Volta Redonda um pouco tarde para pedalar, por volta das 10 hs da manhã. Pegamos asfalto passando por Getulândia e alcançamos a entrada da es
trada de terra para o Sertão do Hortelã que fica em Rio Claro. A subida é simplesmente interminável e com um grau de inclinação que é capaz de jogar um ciclista para trás virando cambalhotas. Para piorar o Sol ainda fazia a temperatura passar dos 40 graus. Só nos restou a apção do empurra-bike e arriscar algumas pedaladas até onde nosso limite permitia. Por sorte, a região possui muitas bicas de água potável, o que ajudava a atenuar o "perrengue".

Chegamos famintos para almoçar no Bar do Guaraná Quente por volta das 3 da tarde. Esse bar é ponto de encontro de todos os trilheiros da região e tem uma história curiosa para explicar seu nome: alguns anos atrás a energia elétrica não chegava nessa região e só restava ao dono do bar vender as bebidas quentes. O guaraná ficava exposto nas prateleiras e esquentando naquele Sol de rachar. Hoje felizmente a região já possui energia elétrica e é possível saborear um delicioso guaraná bem geladinho!

Depois do almoço, resolvemos pegar o caminho mais radical para descer a serra, o famoso Zigue- Zague. O nome já explica o caminho, que vai cruzando os vales com o belo visual cravado de
morros e montanhas como pano de fundo. Esse lugar daria uma excelente prova de DownHill. Por falar em DownHill, eu e Pedro presenciamos uma cena muito inusitada: várias vacas e bois insanos descendo um morro em alta velocidade! Teve um boi que deu o maior pulo pra atravessar o rio! Eu nunca imaginei ver uma coisa dessas, os bichanos estavam radicais!

Quando finalmente chegamos em Bananal, começou a chover forte. A volta pra casa foi de noite e debaixo de muita água, que serviu para lavar a bike e a alma!

12 comentários:

Hernâni disse...

Parabens por mais uma reportagem com fotos e paisagens espectaculares!
Essa descida do Zigue-Zague tem um paisagem magnífica.
A foto DSC06698p.JPG está um espectáculo! Boa para concorreres no forum btt

Abraço

Rogério disse...

Que show em, finalmente conheceu o Guraraná quente em Michel.!
Vcs são de coragem mesmo, sair as 10 da manhã pra subir aquela potência de montanha, mas a recompensa da descida é valiosa.
Voltaremos mais x pra descer por outro caminho, até.

OFF ROAD BIKERS disse...

este é o passeio!!! a descida é alucinante porem muito divertida chega doer os pulsos
abraço

Jorge Nogueira disse...

Já virou rotina, toda segunda feira, à noite, visito o blog para dar uma conferida, como sempre o passeio foi ótimo, mas dessa vez o que me chamou a atenção foram as fotos, gostei muito , em especial da antepenúltima e da última nas quais aparecem um "mar de morros " mais ao fundo e abaixo. Parabéns ao fotógrafo. e também para quem teve o "insight " . Tchau abç.

C Humberto disse...

Fiquei maravilado com as paisagens que a vossa descida apresentou.A vossa reportagem tá muito boa.
Afinal vocês são dos meus, pedalar mas também fazer uma boa almoçarada, o vosso percurso também foi molhado como o meu da passada sextafeira.
Um abraço e boas pedaladas.
Carlos.

Anônimo disse...

OI MICHEL AS FOTOS FICARAM MUITO BOAS, GOSTO MUITO DESTA SERRA O VISUAL E D+, SUBIRAM POR POUSO SECO E DESCEU PELO ZIGUE-ZAGUE NÃO É? AI TA VIRANDO ROTINA É? PEDALAR CONTIGO É PEGAR CHUVA NA CERTA HÁ HÁ HÁ BEIJUSS.

OFF ROAD BIKERS disse...

fala ai michel se forem voltar la para descer a 57 me fala pois se der eu vou tambem.
valew!!!

pedro disse...

Sair pra ir no Guarana Quente, 10 hrs da manha, ja com sol quente...so maluco msm...ou seja Eu e Michel...ehhehehe...
Mais ir no Guarana Quente sempre tem um sabor especial!!! Um pedal show como sempre!! E ainda tive o prazer de levar o Michel pra conhecer toda essa maravilha do guarana!! Valeuuuu Michel...
e no proximo pedal, deixe a chuva em casa!! xD

Thaís Gama disse...

De tanto ler seu blog estou quase me sentindo uma ciclista!kkkkkkk As fotos ficaram perfeitas! Nem precisa muita experiência por parte do fotógrafo, porque a natureza já faz sua parte!!rs Agora... Acho que devo dizer que você não sabe o que vem a ser uma "birosca". O Guaraná Quente é um LUXO!!rsrsrsrs Bjão

Thaís Gama disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Adorei a foto do mar de montanha...As fotos estão muito bonitas!
Parabéns!
Bjs

Ana disse...

Faz pouco que cheguei no seu blog e estou fascinada com as suas aventuras e os lindos lugares que vc e seus amigos visitam. Aos poucos vou lendo tudo, o seu blog é muito inspirador! Agradeço a disposição de vc compartilhar tudo isso.