segunda-feira, 18 de junho de 2012

Excursão ao Parque Nacional do Itatiaia- RJ

Dia 16/06/12: Cume das Prateleiras

Reunimos toda a turma bem cedinho em Volta Redonda, lotamos os carros com as mochilas e pegamos estrada rumo ao Parque Nacional do Itatiaia. Chegamos na portaria do parque e iniciamos os transmites para nossa entrada e utilização do Abrigo Rebouças. Deixamos nosso equipamento no abrigo e iniciamos a caminhada de ataque às Prateleiras debaixo de um céu azul lindo. No trecho final a caminhada é bem pesada pois é necessário seguir caminho entre muitas pedras. Ficamos em dúvida por onde seguir num certo trecho mas encontramos um grupo que conhecia o caminho e os acompanhamos. Em todo o caminho, muitas paradas para registrar tudo em fotografias. Alcançamos o cume e paramos para fazer um lanche e repor as energias. Era hora de descer com cautela as pedras para alcançar o nosso refúgio. Chegamos no abrigo bastante cansados mas satisfeitos pela realização do objetivo do dia. Era hora de agitar as panelas na cozinha do abrigo e forrar a barriga. A noite seguiu com muita conversa, música e uma bebidinha quente para espantar o frio que já chegava na casa dos 5º.
















Dia 17/06-12: Tentativa de cume das Agulhas Negras

Dentro do abrigo a sensação térmica era bem agradável, enquanto lá fora durante a madrugada chegou a fazer 3º negativos. Nossa expectativa era de acordar e ver uma geada, mas infelizmente isso não aconteceu. Tomamos um café da manhã reforçado e logo iniciamos a caminhada de ataque ao cume das Agulhas Negras. O dia estava lindo. De um lado, o imponente Pico das Agulhas e de outro, ao longe, as Prateleiras formavam um cenário de montanhas incrível. Deixamos as trilhas de terra e seguimos por lajes de pedras. Alcançamos um trecho onde foi necessário uso de técnicas de escalada e perdemos bastante tempo na dúvida por onde seguir. Depois de passar por esse trecho nos reunimos e decidimos não tentar seguir até o cume pois nosso limite de tempo estava ficando apertado e não conhecíamos bem o caminho. De qualquer forma alcançamos uma altitude bacana de onde foi possível tirar belas fotos e ver as Agulhas bem de perto. Fizemos um rappel para vencer a parte mais complicada do paredão de pedra e depois seguimos com cautela até a base da montanha onde entramos novamente na trilha de terra. Admiramos a bela montanha que íamos deixando lentamente para trás, com o desejo de retornar em breve.

















Participaram: Michel, Eduardo, Cristiano, Rogério, Marcelo, Wilber e Ariane.
Fotografias: Michel Schanuel Girardi

7 comentários:

Anônimo disse...

Valeu muito a pena Michel, final de semana show.

Valeu ventosa!

Dudu

Cristiano Antonio disse...

Lugar lindo e com gostinho de quero mais.
Voltaremos em breve para a conquista cume.

Canelas de aço. disse...

As prateleiras são muito bonitas , acho que são até mais bonitas que o pico,de qualquer maneira estar lá em cima é sempre um prazer e um privilégio. Parabéns aos amigos de vr pelo belo passeio. Mês que vem, se Deus quiser estarei lá. Abç.

Anônimo disse...

Mais que perfeito, quero bis!!

Ariane

Anônimo disse...

Que beleza de passeio!
Essa região nossa é abençoada de boas paisagens!
Parabéns a todos!
Formigão tá parecendo fuzileiro naval do exército, foi a caráter 100%!

Patrícia Zamboti disse...

Como sempre fotos maravilhosas e histórias de dar inveja!!
Um dia espero conseguir fazer parte de uma dessas suas aventuras!!
Beijos de alguém que sempre te admirou e te adora muitão!

Hernâni disse...

Paisagens fantasticas! o rapel é que não era para mim :)

Parabens pela aventura!

Abraço