Pedal VR x Ruínas de São João Marcos- RJ 110 kms
São João Marcos foi um antigo município do Rio de Janeiro despovoado e demolido em 1940 para a formação da usina hidrelétrica Ribeirão das Lajes. Sua população foi deslocada para municípios vizinhos. O lago que se formou não cobriu toda a cidade, restando assim ruínas que ainda podem ser visitadas.
As ruínas dessa cidade riscada do mapa foi o destino do nosso pedal de hoje. Visitamos as obras de construção do museu que em breve entrará em funcionamento para contar a história e preservar o que restou do lugar. De lá seguimos para Passa Três para almoçar. Depois de descansar do almoço fomos para a Fazenda da Grama onde tomamos um banho gelado num balnerário. A próxima parada foi em Arrozal, onde tomamos um sorvete e depois entramos na trilha da Melequinha, cortando um bom caminho pra chegar em casa.
11 comentários:
Parabéns pelos passeios que vem realizando, todos foram muito foda e as fotos estão cada vez melhor!!!
...bom seria ter visitado São João Marcos no início do século XIX, a cidade ainda estaria de pé e proporcionando lindas fotos de seus patrimônios históricos!!
Oi Amigo, um abraço e boas pedaladas, eu também tenho feito as minhas pedaladas, já vou entrando em forma.
É REALMENTE AS FOTOS ESTAO SHOW!!! PO NIKSON DEU MOLE HEIM!!! NASCEU TARDE E NAO CONSEGUIU REGIISTRAR A MEMORIA PASSADA RSRSSSS. BRINCADEIRA.
PENA QUE TUDO TERMINOU DESTE JEITO. GRAND ABRAÇO MICHEL
oi amigo desculpa o engano do comentário anterior, tinha o blog da esposa ativado.
Boas pedaladas, um abraço desde Portugal.
Você realmente está se especializando em fotos de primeira. Parabéns!
Sempre a dar gáz no pedal, acabas uma e começas outra ;)
Muito interessante a história da cidade que era para ficar submersa mas não ficou e por isso mandaram destruir as casas para que as pessoas não pudessem voltar a habitar lá.
Mais uma volta bem potente com 100 km's nas pernas :)
Abraço
Muito interessante esse lugar, especialmente para mim que gosto de história e arqueologia. Aqui em Resende também tivemos um vilarejo que foi encoberto pelas águas da represa do funil, chamava-se Santana dos tocos, mas só conseguimos ver algumas ruínas em épocas de seca extrema, quando o nível da represa abaixa muito.
Pedal MANEIRO!!!!!
Parabéns Michel, pedal super maneiro, o lugar tb é muito interessante, espero um dia pedalar até lá tb.
As fotos ficaram belíssimas!!!!
Pedal show, falta agora você chamar os amigos!
Lindas fotos como sempre!
E você cada dia mais em forma!
Postar um comentário