sábado, 19 de fevereiro de 2011

A Estrada Real, nos dias de hoje, é a reunião dos vários caminhos construídos no Brasil–Colônia, principalmente no século XVII, para o transporte das riquezas do interior do Brasil para o litoral do Rio de Janeiro, donde era transportado para a metrópole portuguesa.

São 1.512 km que permitem mergulhar na história brasileira. Uma oportunidade única de viver as experiências que bandeirantes, tropeiros, oficiais e outros viajantes encontraram na Estrada Real. A circulação de pessoas, mercadorias, ouro e diamante era obrigatoriamente feita por eles, constituindo crime de lesa-majestade a abertura de novos caminhos.

A Estrada Real foi criada pela Coroa portuguesa no século XVII com a intenção de fiscalizar a circulação das riquezas e mercadorias que transitavam entre Minas Gerais - ouro e diamante - e o litoral do Rio de Janeiro - capital da colônia por onde saíam os navios para Portugal. O nome Estrada Real passou a aludir, assim, àquelas vias que, pela sua antiguidade e natureza oficial, eram propriedade da Coroa metropolitana.

A grande importância das vias fez nascer inúmeras vilas e cidades. Esses povoados à beira do caminho, com o cruzeiro, a capela, o pelourinho, o rancho de tropas, a venda, a oficina e as casas de pau-a-pique simbolizaram, durante longo tempo, o processo de nucleação urbana do centro-sul da colônia.

Mas com o fim desse ciclo econômico e com a industrialização, o caminho ficou por muito tempo esquecido, o que ajudou na sua conservação e possibilitou hoje o surgimento de vários projetos de recuperação para explorar seu potencial turístico.

Hoje, a Estrada Real é formada por 177 municípios, sendo 162 em Minas Gerais, 08 no Rio de Janeiro e 07 em São Paulo. A união desses destinos reuniu atrativos de sobra para uma longa viagem. São construções coloniais, igrejas, museus, reservas ecológicas, esportes de aventura, estações de águas minerais, culinária mineira e, principalmente, nossa história.

Não pense que a Estrada já nasceu com toda essa extensão. Foi a união de três caminhos surgidos em momentos diferentes que deram origem ao que ela é hoje: o Caminho Velho, o Caminho Novo e a Rota dos Diamantes. Fonte: 360graus.com.br

15 comentários:

Anônimo disse...

Estrada Real, aí vamos nós...

João Bosco disse...

Feliz aniversário e uma ótima viagem pela Estrada Real.
Já percorremos juntos 2 trechos dela, não é?!

off road bikers disse...

Estamos no aguardo das fotos Michel!!! Boa viagem!!!!!

Hernâni disse...

Estou ansioso por ver essas fotos, para já o relato inicial está excelente!

Abraço!

Michel Schanuel Girardi disse...

Para JB: é verdade meu amigo, vou me lembrar desses trechos e dos momentos que passamos lá. Ano passado no dia do meu aniversário estávamos em Carrancas :)

Abraço a todos!

João Afonso disse...

Vai ser uma GRande aventura ! espero que vos corra tudo bem. Já estou ansioso por vos ver em frente à Igreja de São Francisco de Assis.
Tirem muitas fotos para nós admirarmos.
Boa Viagem e já agora Parabéns !
1 abraÇo.

Hernâni disse...

Olá Michel!

Parabens por mais um aniversario e votos de uma boa viagem pela Estrada Real,fico na expectativa desse relato e dessas fotos.

Abraço!

Jorge Nogueira disse...

Feliz aniversário !!! Boa viagem !!! E falando em aniversário ...que presentão , você vai ganhar de você mesmo ...rss...rss...rss...uma aventura como essa é um presente inesquecível , que renderá bons momentos e excelentes histórias e fotos. Obrigado , por compartilhar com a gente !!!

Hernâni disse...

Tenho estado atento às vossas mensagens aqui no Blog, já passaram Carrancas agora estão em Caxambú,pela média mais 4 dias e chegam ao destino.
Não se esqueçam de tirar carradas de fotos, quero uma reportagem ao mais alto nível :))

Grande abraço e continuação de boa viagem

Michel Schanuel Girardi disse...

Pode deixar Hernâni ;) A chuva tem nos atrapalhado um pouco na questão das fotos, mas na medida do possível vou tentando fotografar bem o caminho. Amanhã vai ser o último dia do pedal, tomara que o tempo fique bom no melhor trecho da viagem. Abraço

eric schanuel disse...

Fala irmão...minha viagem vai ser dura tb 1000km!!Só q vai ser de carro..rsrsr

Hernâni disse...

Votos de um bom final de viagem.

Abração

Jorge Nogueira disse...

Tenho acompanhado as mensagens pelo blog : Estamos em Ouro preto...
Estamos em Tiradentes...estamos em Carrancas...estamos em Caxambú...estamos em Cunha...huuummm não sei não...mas o próximo deve ser : "ESTAMOS MOLHADOS " ...rss...rss...rss...

Jorge Nogueira disse...

É isso aí : Estamos aguardando relato e fotos dessa grande aventura. Cheguei até a pensar em me encontrar com vocês em lorena e seguir até Parati, mas infelizmente não tive como me ausentar do trabalho, de qualquer maneira quando ler o relato e ver s fotos farei" virtualmente" ..rss...rss..rss.. a viajem pela estrada real. Abçs. para você e Pedro.

Hernâni disse...

Parabens pelo "cumprir" da missão,fico à espera das fotos :)

Abraço