terça-feira, 24 de outubro de 2006

Hoje, o melhor escalador de todos os tempos, Wolfgang Gullich, estaria completando 46 anos de idade. Resolvi postar uns textos e fotos que coletei na internet, como uma forma de homenagem a esse grande homem, um dos meus maiores ídolos.
















Wolfgang Güllich marcou como nenhum outro escalador o esporte vertical. Nascido em 24 de outubro de 1960 em Ludwigshafen, Alemanha, começou a escalar aos 14 anos. Nos anos oitenta e início dos noventa, iniciou uma nova época, elevando o nível da escalada sucessivamente até os graus 10b, 10c, 11a e, finalmente, 11c. Deixou suas geniais marcas de magnésio em todos os continentes e levou a idéia da escalada livre até as poderosas paredes de Karakórum e da Patagônia. Abriu centenas de vias no mundo todo, entre elas as lendárias Kanal im Rucken, Punks in the Gym, Action Directe, Eternal Flame e Riders on the Storm. No Brasil, abriu a via Southern Confort (10a). Também conhecida como "via do Alemão", essa via foi a mais difícil do país por vários anos. Reconhecido como um dos mais excepcionais escaladores de todos os tempos, unia as qualidades de desportista com uma grande força de caráter e riqueza de espírito. Morreu em 31 de agosto de 1992, por consequencia das lesões sofridas em um acidente de carro.


Em 1986 Güllich colocou à prova o pulso do fotógrafo e amigo Heinz Zak, encarregado de registrar a escalada solo (sem corda) na via Separate Reality,a 200 metros de altura! Na época, durante uma projeção das fotos em Madri, Zak contou que algumas das melhores imagens ficaram "tremidas" porque ele não pode controlar os nervos durante alguns momentos da escalada. As fotos do solo de Güllich nos seis metros da fissura que cortam o teto do segundo esticão deram a volta ao mundo. Marcaram uma época.

"A questão de talento é particular. Se alguém realmente quer fazer grandes coisas e está completamente determinado a fazê-las, ele pode conseguir o que está buscando. Atitude é a medida de todas as coisas quando você está tentando resolver problemas." Wolfgang Güllich

"O cérebro é o músculo mais importante para escalar." Wolfgang Güllich

2 comentários:

Anônimo disse...

O que eu posso adicionar eh que eu achei muito legal ve-lo escalando naquele filme do Stalone e que ele nao eh tao magrinho como outros grandes escaladores, mas eh super forte. Tem o biotipo ideal para a escalada esportiva. Parabens pra ele. Vamos rezar ao Santo Güllich todas as noites e agradecer as vias conquistadas nesse esporte maravilhoso. hehe.

Nelson disse...

God bless Mr Güllich !!!

♦ Wherever he is ♦