quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pedal das Fazendas 85 kms

Saí de casa cedinho e encontrei meu amigo Nikson na Igreja Matriz de Barra Mansa. De lá, pegamos a estrada sentido Angra dos Reis e entramos em Pouso Seco, distrito de Rio Claro. Essa estrada segue rumo à Bananal, e foi para lá que nós seguimos, sem precisar chegar ao centro da cidade. Esse trecho foi apelidado por Nikson de "Caminho das Fazendas" pois possui 7 fazendas históricas do rico ciclo do café. Nós visitamos 4 dessas belas fazendas, principalmente a Fazenda Loanda na qual ficamos um bom tempo conversando com o seu proprietário que nos contou minúcias da sua interessante história e nos mostrou como está sendo feito o trabalho de restauração, para que possa ser aberta ao público futuramente. A próxima a ser visitada foi a imponente Boa Vista, que já serviu de cenário para várias novelas da Rede Globo. Em seguida, fomos na Resgate e tivemos que nos contentar em fotografar através das grades do portão pois estava fechada à visitação. E por último, já em Barra Mansa, a Fazenda Bocaina que também é muito bonita. Esse foi um pedal para quem gosta e sabe dar valor às riquezas históricas da nossa região.











10 comentários:

pedro disse...

Muiito maneiro esse pedal!!! Uma pena não ter eu nao ter ido, afinal alquem tem que estudar nesse mundo da bike!! hehe... Temos mtos lugares aqui pertos pra serem visitados, que possuem uma riqueza historica imensa, mais nem nos damos conta de visita-las...esse pedal ficou show por isso!!!
Futuramente vou queerer faze-lo!!

Hernâni disse...

Bem bonitas essas fazendas,desta vez um pedal cultural:)
Por cá aproxima-se um fim de semana XXL :)

Abraço

JH0302 disse...

Quem não tem nada pra fz inventa neh, os outros como a gente, né pedro, temos q estudar!haiauhaiuai
pedal mto bacana voltaremos aí qualquer dia!Seria um bom atalho para ir a bocaina!
flw
abraço

João Bosco disse...

Alem da beleza natural da nossa região, ainda temos muitas fazendas bonitas, o que faz os nossos passeios ainda mais prazerosos.
Acompanhado do Nikson, então, que é grande conhecedor da história do ciclo do café, fica muito melhor.
A Filomena desta vez não andou no barro. Está aí toda pomposa, vestidinha de branco.
Grande abraço para vc e nosso amigo Nikson

Nikson Salem disse...

Esse passeio "cultural" foi muito bom, logo logo iremos realizar outros, e espero a compania de outros ciclistas que apreciam essas arquiteturas do século XIX; como nossos amigos João Bosco e José Adal, e nossos amigos de Resende, Raymundo Rodrigues e Jorge Nogueira!!

PEDALADAS. disse...

Michel,

Muito bonito esse pedal. Cenários legais mesmo e ainda mais com a aula de cultura oferecida pelas centenárias fazendas. Show de bola!!!
Abraços
Marcelo
www.pedaladas.com.br

Unknown disse...

Show de roda! Realmente um cenário muito rico.
Parabéns!

Jorge Nogueira disse...

Muito legal essa combinação : Esporte , lazer e cultura. As novas amizades que fizemos ao longo das trilhas da vida, sempre nos trazem coisas boas , novos valores e novos interesses que acabam por nos tornar melhores pessoas. Parabéns amigos !!! Adorei o pedal cultural !!!

OFF ROAD BIKERS disse...

fala ai michel!!! entao agradeço o convite para o pedal ate itatiaia porem esse nao vai para eu ir, vou ficar tranquilo no sabadao preparando para a corrida de domingo la em vassouras. valew pelo convite. bom passeio a todos que forem
abraço

Raymundo Rodrigues disse...

Bem legal esse passeio, quando programarem um em final de semana é só avisar. Abraços.